Redes Municipais do Sintep-MT articula pautas dos municípios da Regional Araguaia

Publicado: 02/06/2022 18:51 | Última modificação: 02/06/2022 18:51

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

O Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, visitou, nas últimas semanas, diversos municípios da região do Araguaia em Mato Grosso, tratando de pautas como a questão salarial, valorização de carreira, PCC’s e redimensionamento de matrículas. O ciclo de visitas encerrou esta semana, na cidade de Santa Cruz do Xingu (distante cerca de 1.100 Km de Cuiabá).

O sindicalista citou situações onde é necessário que a categoria esteja ainda mais atenta. “Nessas visitas, nós percebemos que o governo do estado segue fazendo pressão sobre os municípios quanto à questão do redimensionamento de matrículas, por exemplo, como ocorre na cidade de Luciara. É preciso que os trabalhadores façam a cobrança sobre um posicionamento mais efetivo, tanto da Assembleia Legislativa, já que tramita um decreto, de minha autoria, para suspender esse absurdo, quanto também do próprio Ministério Público Estadual que já emitiu parecer contrário ao redimensionamento”, destacou Henrique.

Henrique Lopes durante palestra a educadores da região do Araguaia.

Outra questão discutida na região do Araguaia, é que em alguns municípios, as prefeituras estão realizando contratações para prestação de serviços e pagando aos educadores, salários totalmente abaixo do devido. “A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já veda esse pagamento com valores diferenciados, independentemente do regime sob o qual esse educador está submetido. Não podemos aceitar que a remuneração seja defasada, porque assim, muitos gestores ferem os direitos desses trabalhadores e seguem fazendo contratos sem realizar o concurso público”, criticou.

Secretaria de Redes Municipais - Licença do Cargo

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, se licencia do cargo a partir desta semana, em função do pleito eleitoral em outubro, no qual deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Neste período, até 17 de outubro, assume a função, a sindicalista Ana Lúcia Antônia da Silva, que é Adjunta na pasta. “Durante essas visitas, nos reunimos com prefeitos, vereadores e todos os entes envolvidos no que tange às políticas públicas envolvendo a educação. Eu estou me licenciando do cargo de Secretário de Redes Municipais do Sintep, em função do período eleitoral, mas estamos deixando diversas pautas articuladas. Eu fico feliz de ver que os companheiros estão comprometidos e mobilizados para fazer os enfrentamentos necessários. Desejo, em especial, à companheira Ana Lúcia, que tenha boa sorte e sucesso nessa empreitada à frente dessa Secretaria tão importante dentro da nossa organização sindical”, finalizou Henrique.