Profissionais da educação de Barra do Garças debatem os desafios para a carreira

A subsede do Sintep/Barra do Garças reúne profissionais para análise de conjuntura e encaminhamentos contra o desmonte da carreira e da valorização profissional

Publicado: 30/01/2023 15:15 | Última modificação: 30/01/2023 15:15

subsede Barra do Garças
Profissionais da educação de Barra do Garças acompanham palestra do dirigente do Sintep-MT, Henrique Lopes

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Barra do Garças (515 km a leste de Cuiabá), promoveu dias 26 e 27 de janeiro, na sede do Sindicato, no município, um seminário para debater a carreira dos profissionais e os desafios para 2023. Durante dois dias abordaram “As reformas na carreira dos funcionários da educação de Mato Grosso”, e “Financiamento da Educação e o Novo Fundeb”, tendo como palestrante o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes.

O presidente do Sintep/Barra do Garças, Gibran Dias Paes de Freitas, elaborou um ciclo de debates com foco em esclarecer os profissionais da educação sobre as novas medidas propostas pelo governo de Mato Grosso, e os impactos que promovem na carreira. E ainda, como fica o financiamento da educação para estados e municípios. A atividade abre a agenda da subsede em 2023, que promete ser intensificada ao longo do ano.

Subsede Barra do Garças
Presidente da subsede do Sintep/Barra do Garças, Gibran Dias, durante seminário, com o palestrante professor Henrique Lopes (sentado)

“A demanda foi proposta na reunião da direção da subsede com o intuito de trazer esclarecimentos que levaram a impactos na vida profissional e  também no currículo das escolas. Tivemos uma análise de conjuntura que possibilitou a compreensão da base de maneira crítica. O objetivo é estabelecer formas de intervir e fazermos o enfrentamento juntos”, disse Gibran Dias.

Na abertura, o dirigente estadual do Sintep-MT, Henrique Lopes, abordou as mudanças que o Projeto de Lei Complementar (PLC) 03/2023, aprovado em ritmo de urgência no mês de janeiro, pela Assembleia Legislativa traz para a carreira da educação estadual. O projeto, se sancionado, impactará na estrutura da carreira, conforme estabelecido pela Lei Orgânica dos Profissionais da Educação (Lopeb – LC 050/1998).

Subsede Barra do Garças
O debate que tratou de medidas que impactam na valorização profissional e na carreira dos educadores da rede estadual

O que percebemos é que a proposta do governo promove achatamento salarial, mudança na carga horária e altera tudo que os trabalhadores da educação lutaram para conquistar e que conhecem como direitos consolidados”, alertou o dirigente do Sintep municipal.

No dia 27, o tema abordou o financiamento da educação, os recursos destinados pelo novo Fundeb, para a valorização profissional, e as novas regras apontadas como medidas para ampliar os investimentos na educação.

A iniciativa da subsede do Sintep/Barra do Garças, de debater os impactos da carreira a partir das novas medidas do governo do estado, terá agenda em várias regionais do Sintep-MT. A proposta é alertar e mobilizar a categoria para reverter os prejuízos que o PLC trouxe na carreira e o congelamento salarial da maioria dos trabalhadores da educação.