Professora de 101 anos, sindicalizada ao Sintep-MT, faz questão de votar nas eleições

Aos 101 anos, dona Arlinda que é sindicalizada do Sintep-MT, fez questão de registrar seu voto nas eleições desta quarta-feira (15), em que serão escolhidos os dirigentes da entidade de classe e suas subsedes para os próximos três anos (2022 a 2025)

Publicado: 15/06/2022 16:19 | Última modificação: 15/06/2022 16:19

Escrito por: Assessoria Sintep-MT

Sintep/Rosário Oeste
Aos 101 anos, professora Arlinda Alves de Almeida não dispensa o voto, em Rosário Oeste-MT

A luta por melhores condições de trabalho e valorização dos trabalhadores da Educação ganhou mais um símbolo para servir de inspiração a todos os companheiros e companheiras: a dona Arlinda Alves de Almeida, professora aposentada da rede estadual de ensino de Mato Grosso, em Rosário Oeste. Aos 101 anos, dona Arlinda que é sindicalizada do Sintep-MT, fez questão de registrar seu voto nas eleições desta quarta-feira (15), em que serão escolhidos os dirigentes da entidade de classe e suas subsedes para os próximos quatro anos.

Dona Arlinda, que atuou por 30 anos como professora na rede pública de ensino em Mato Grosso, estava ansiosa para o dia da votação. Ela destacou que sempre faz questão de votar. “Eu fico muito feliz de sempre ser lembrada pela categoria. Votar nas eleições sindicais, participar de modo geral, é muito importante. Eu digo para os educadores sesta nova geração, para que não desanimem, para que sigam sempre com coragem na luta e conquista dos nossos direitos”, disse.

A filha de dona Arlinda, Eides Maria de Almeida Tsutsui, também é professora aposentada. Ela explica que o exemplo da mãe a inspira a acreditar que a união dos trabalhadores e a luta por um ensino público de qualidade, valem à pena. “A minha mãe tem uma história de vida muito bonita. Profissionalmente, ela sempre acreditou que podemos e devemos reivindicar melhores condições de trabalho. Isso me inspirou e com certeza motivou a também pensar da mesma forma. Para nós, é motivo de muito orgulho”, disse.

Luta Sindical

A luta dos sindicatos é pautada pela defesa dos direitos do (a) trabalhador (a). Muita gente não sabe, mas vários direitos garantidos hoje só foram conquistados devido à atuação do movimento sindical, que é decisiva em negociações junto ao poder público. “Infelizmente, nos últimos tempos, muitos direitos conquistados estão sendo atacados. Por isso, o movimento sindical precisa se fortalecer ainda mais para lutar contra os ataques à classe trabalhadora”, disse Valdeir Pereira, sindicalista e atual dirigente da entidade de Classe.

Eleições Sintep-MT
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza nesta quarta (15/06), das 8h às 20 horas, em todo o estado, as eleições gerais do Sintep-MT. No pleito serão escolhidos os dirigentes da central, diretores regionais, para os 15 polos estaduais, e diretorias das subsedes do sindicato nos municípios, para a gestão do triênio 2022 a 2025.

As eleições do Sintep-MT são a segunda maior eleição de Mato Grosso, ficando atrás apenas das eleições gerais ao governo do estado. Ao todo, ocorrerão votações em 75% dos municípios, sendo que os demais, por exigências estatutárias não cumpridas, terão novas datas para realização do pleito. O sindicato dos trabalhadores da educação tem subsedes em 140 municípios, sendo que em Barra do Garças integra também os educadores de Pontal do Araguaia, cobrindo assim 141 municípios do estado.