Portal do Bicentenário: CNTE participa de debate sobre Independência do Brasil

No dia da celebração dos duzentos anos da independência do Brasil, neste 7 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) tem presença confirmada no debate do terceiro dia do Virando 7 do Portal do Bicentenário, a partir das 9h.

Publicado: 07/09/2022 09:55 | Última modificação: 07/09/2022 09:55

Escrito por: Redação/CNTE

A atividade faz parte de um conjunto de outras ações, que começaram na última segunda-feira (5) e buscam comemorar os vários sentidos da independência para a população brasileira de todos os territórios do país.

>> Clique aqui para ver a transmissão pelo canal do Portal do Bicentenário no Youtube

O Virando o 7 do Portal do Bicentenário são diversas atividades online, como mesas redondas, rodas de conversa, programas de rádio, exibição de filmes e documentários que terão como foco o diálogo entre as professoras e professores da Educação Básica, ativistas sociais e pesquisadoras/es de várias áreas do conhecimento de todo o Brasil.

>> Veja a programação completa do Virando o 7

O presidente interino da CNTE, Roberto Leão, lembrou que a CNTE é um dos apoiadores do Portal do Bicentenário, e disse que em sua participação do balanço destes duzentos anos de Independência ele destaca que há outras versões sobre o 7 de setembro, além da que foi ensinada nas escolas sobre o Grito do Ipiranga com o famoso "Independência ou morte”.

Segundo Leão, além de ter outras perspectivas deste momento histórico, falta um debate profundo sobre o que foi e para quem foi de fato esta Independência. Leão fala que a independência precisa ser um processo contínuo e que é fundamental incluir os excluídos.

“A independência aconteceu de acordo com os interesses da elite escravagista sem o compromisso com os povos indígenas e outros povos que já viviam aqui, além dos escravizados e outras pessoas exploradas. E de lá para cá, o que mudou? Não tivemos um debate profundo sobre o assunto para que se continuasse este processo de independência, porque os escravizados que foram libertados são, em sua grande parte, negros/as na periferia. Continuam excluídos da sociedade. A independência não foi concluída”, disse Leão.

O dirigente também destacou a importância da educação neste processo. “Nós professores e professoras temos que falar sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos nas mais diversas perspectivas. Temos esta responsabilidade”, destacou Leão.

Ainda no dia 7, vai ter transmissão ao vivo dos atos do dia da Independência pelo país no Youtube e no Instagram do Portal do Bicentenário.

“Independência para quem?”

O tema de 2022, ano do bicentenário da independência e 28º Grito dos Excluídos, é o questionamento: “Independência para quem?”. O objetivo é refletir sobre a trajetória do Brasil e de sua população mais pobre – população que ficou fora do centro das políticas da maioria dos governos ao longo desses 200 anos.

>> Saiba mais sobre o 28º Grito dos Excluídos

Sobre o Portal Bicentenário

O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em REDE por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as). A proposta é produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho. Saiba mais sobre a iniciativa.