Outubro Rosa: Sintep-MT alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de mama
O mês de outubro é reconhecidamente o período de alerta para a prevenção ao câncer de mama
Publicado: 06/10/2022 16:52 | Última modificação: 06/10/2022 16:52
Escrito por: Andressa Boa Sorte
O “Outubro Rosa”, como é chamado, nasceu na década de 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. Com isso, durante todo o mês, é relembrada a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer no pulmão. Para a vice-presidente do Sintep-MT, que também integra o Conselho Estadual da Mulher, Leliane Borges, é preciso que toda mulher tenha a consciência sobre a importância de cuidar bem da própria saúde.
“A mulher tem, por natureza, esse ímpeto de sempre se preocupar e cuidar dos outros. Na vida corrida, muitas trabalham fora e dentro de casa, dos filhos, com dupla, tripla jornada. Tudo isso estabelece na sociedade moderna, um fardo muito pesado para nós carregarmos e, com isso, as vezes esquecemos de cuidar da nossa própria saúde. Por isso, nesse mês, nós fazemos coro à campanha do Outubro Rosa e pedimos que todas façam o autoexame, que é rápido, simples de fazer e pode salvar a vida”, disse a sindicalista.
Especialistas alerta que o diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama, aumenta significativamente a taxa de cura. Uma das formas de detecção precoce do câncer de mama é justamente o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas à qualquer alteração nas mamas.
Autoexame e Prevenção
O autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.
A avaliação pode ser feita em frente ao espelho, em pé e deitada. Durante o autoexame procure deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.
Outra forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama é com a mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica fazer mamografia a partir dos 40 anos. Mas de acordo com histórico familiar isso pode mudar. Por isso é importante conversar com seu médico para definir a melhor idade para fazer esse exame.