Governo estaria usando Programa “Edu Motivação” da SEDUC-MT para supostos fins eleitorais


O Programa “Edu Motivação” funciona como uma espécie de palestra motivacional para os trabalhadores da educação e, durante as apresentações, os palestrantes “enaltecem” supostos feitos de Mendes em prol do ensino público no estado.

Publicado: 29/08/2022 17:45 | Última modificação: 29/08/2022 17:45

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep subsede/Juina
Educadores/as apresentam para o governo Mauro Mendes quais são as pautas motivacionais necessárias para a categoria

Em pleno período de campanha eleitoral, o governador Mauro Mendes, que tenta reeleição, usa, através Secretária de Educação, a máquina pública para tentar se promover.

Ocorre que, o Programa criado pela pasta, chamado “Edu Motivação”, que funciona como uma espécie de palestra motivacional para os trabalhadores da educação, percorre os 15 polos onde existem as Delegacias Regionais de Educação (DRE’s), e, durante as apresentações aos educadores, os palestrantes “enaltecem” supostos feitos de Mendes em prol do ensino público no estado.

Tal descaramento foi denunciado pelos próprios trabalhadores que teriam sido coagidos a participar das palestras, em horário de aula, deixando seus alunos para trás.

Ocorre que a SEDUC, por meio da DRE determinou a suspensão das aulas para a tal “Palestra Motivacional”. Professores que não residiam na cidade sede da DRE, relataram ao Sintep-MT, que tiveram que se deslocar de suas cidades, percorrendo estradas sem asfaltamento, para chegar ao local da palestra.

Sintep subsede/Juina
Professora carrega cartaz com manifestação sobre evento motivacional promovido pela Seduc-MT

“O mais irônico de tudo isso é que o Programa fala de motivar os profissionais da educação, mas quem é que se sente motivado, tendo andado horas de carro, em estradas esburacadas, chegando ao local da palestra sem tempo nem de tomar um banho, e chegar lá, ficar ouvindo que o governo Mauro Mendes teria feito ‘muito’ para a educação e para nós servidores, quando, na prática, sabemos que isso não é verdade”, desabafou um professor que preferiu não se identificar, com medo de represálias.

Para o Diretor Regional do Sintep-MT da Regional Noroeste – Vale do Juruena, Carlito Pereira, retirar os educadores de sala de aula, para fazê-los ouvir mentiras, é um desrespeito tanto com os trabalhadores, quanto com os estudantes que ficaram sem aula. “Tivemos que ouvir que o governo pagou integralmente a nossa Revisão Geral Anual, quando todos sabem que o índice concedido pelo estado, sequer cobriu a inflação do ano anterior.

Além disso, o secretário Alan Porto chegou a dizer que o salário dos educadores em Mato Grosso é o quarto maior do país, quando Mato Grosso nem mesmo fez a correção do Piso conforme o reajuste do Piso Salarial Nacional”, criticou o sindicalista.

Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, muitos políticos estão apostando em fake News e uso da máquina pública neste período de campanha, para tentar confundir e persuadir os eleitores.

“Nós sabemos quais foram as ações do atual governo: não cumpriu com a Lei 510/2013; Não Pagou a RGA; Fechou escolas para entregar aos municípios com a política irresponsável do redimensionamento; obrigou TAE e AAE a trabalharem expostos a Covid-19; Não deu estrutura ao estudantes e professores durante as aulas remotas; não realizou o Profuncionário; Destinou meio milhão para compras de apostilas enquanto guardou os livros didáticos; reduziu as liberações para qualificação profissional; confisca salários de aposentados e pensionistas; Acabou com a Gestão Democrática; não realizou concurso público; Ensino Médio sem as devidas condições de funcionamento; falta de profissionais nas unidades escolares.

Sintep subsede/Juina

Ou seja, levamos calote e ainda assim, nossos educadores são obrigados a sentar e ouvir supostas palestras motivacionais, que na verdade, não passam de mais um instrumento eleitoreiro por parte do governador Mauro Mendes”, finalizou.

O presidente do Sintep-MT ainda ressaltou que essa questão será levada ao conhecimento dos órgãos eleitorais e Ministério Público. “Esperamos que tenham a devida seriedade quanto às investigações do suposto uso da máquina pública, através da SEDUC, para campanha eleitoral do então Governador Mauro Mendes”, disse Valdeir.

Sintep subsede/Juina