Fórum Sindical irá formalizar pedido de audiência na Casa Civil


Sindicalistas cobram reunião com o governo Mauro Mendes, para tratar da Revisão Geral Anual e realização de Concurso Público.

Publicado: 06/04/2022 15:43 | Última modificação: 06/04/2022 15:43

Escrito por: Roseli Riechelmann

Fórum Sindical

O Fórum Sindical de Mato Grosso, entidade a qual o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa, irá formalizar nesta quarta-feira (06/04) a cobrança de audiência com o governo Mauro Mendes, para tratar do pagamento da Revisão Geral Anual e realização de Concurso Público. A decisão foi deliberada pelo coletivo de sindicatos representantes das diferentes categorias do serviço público estadual, em reunião realizada ontem (05/04).

“Vamos pressionar uma reunião com o secretário da Casa Civil, Rogério Galo, para negociarmos o pagamento da RGA, visto que o percentual repassado em 2022 (7%) está abaixo da inflação do período, que foi 10,06%. E ainda, os percentuais acumulados de três anos, que já somam 22,72%. Descontados a inflação de 2021, sobram 12,12%. Sabemos que existe margem orçamentária para o cumprimento da recomposição”, esclareceu Orlando Francisco, secretário de Finanças do Sintep-MT e representante do sindicato no Fórum.

Reunião dos sindicalistas do Fórum Sindical de Mato Grosso

As categorias fazem ainda, a defesa do cumprimento de 4,2% de RGA, referente a Lei aprovada no governo Pedro Taques e descumprida pelo atual gestor estadual. Os sindicalistas cobram compromisso da Assembleia Legislativa do estado, visto que a Casa de Leis é responsável por aprovar e defender o cumprimento das legislações aprovadas pelos parlamentares. E ainda, exigem que o governo Mauro Mendes faça a recomposição integral da RGA de 2022, repassando o percentual restante para atingir a inflação de 2021, de 10,6%.

O Fórum Sindical de Mato Grosso buscará o debate para um calendário de Concurso Público no estado, visto que algumas áreas, como é o caso da Saúde, são mais dez anos sem realização de Concurso, o que precariza os serviços e as condições de trabalho.

Na agenda do Fórum Sindical está também a realização de mobilização no Dia dos Trabalhadores (01 de Maio) e participação na paralisação dos servidores da Educação estadual, dia 16 de maio, num grande ato em defesa da RGA e concurso público.