Entenda o que é o Novo Ensino Médio, alvo de protestos por revogação e tema polêmico no MEC

NEM foi aprovado sem discussão com a sociedade e descarta disciplinas das ciências básicas em favor de uma profissionalização empreendedora de baixa complexidade.

Publicado: 23/03/2023 17:08 | Última modificação: 23/03/2023 17:08

Escrito por: Brasil de Fato

Fernando Frazão/Agência Brasil
Estudantes pedem a revogação do Novo Ensino Médio em ato na av. Paulista, em 15 de março

Criado por meio de Medida Provisória durante o governo Temer (MDB), o Novo Ensino Médio (NEM) está sendo implantado gradualmente nas escolas do país, principalmente desde o ano passado. A maior reforma nessa etapa escolar desde 1971 está no centro de uma batalha sobre os rumos da educação no Brasil.

A demanda pela revogação imediata do novo modelo está sendo encampada pelo movimento estudantil, por entidades sindicais e de docentes e também por pesquisadores, e ganhou força no último 15 de março, quando manifestações convocadas por secundaristas aconteceram em 51 cidades.

Entre as principais críticas ao NEM estão a sua aprovação sem discussão com a sociedade e o detrimento de disciplinas das ciências básicas em favor de uma profissionalização empreendedora de baixa complexidade.

Pressionados, o presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmam que o novo modelo não vai seguir "do jeito que está" e que farão uma consulta pública sobre o tema até junho, para delinear reparos necessários. Não houve sinalização por parte do governo, no entanto, de que o modelo será revogado ao invés de ajustado.

Para o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, a ampliação da carga horária imposta pelo NEM amplia a evasão escolar, já em crescimento acelerado por conta da pandemia de covid-19. "Boa parte dos jovens, em especial os mais pobres, não podem ficar na escola o dia todo porque têm que trabalhar, ajudar a família a se sustentar", aponta.

Confira a matéria completa no site do Brasil de Fato clicando aqui.