Educadores manifestam repúdio contra ataques sofridos por diretora regional de ensino

Braço da Seduc-MT em Pontes e Lacerda é acusada de humilhar e desqualificar publicamente profissionais de escola quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado: 27/08/2022 13:38 | Última modificação: 27/08/2022 13:38

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Arte: Viviane Mota

O movimento dos profissionais da educação escolar quilombola, do município de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá-MT) divulga Nota de Repúdio contra a diretora responsável na Diretoria Regional de Ensino de Ponte e Lacerda (DRE- Pontes e Lacerda) por humilhação pública.

No documento citam o desrespeito da gestora ao desqualificar durante evento reunindo profissionais da educação e estudantes, o trabalho desenvolvido pela unidade escolar estadual Verena Leite de Brito.

No manifesto de repúdio, os educadores citam que a gestora representante do órgão de educação estadual desqualificou o trabalho dos profissionais da escola quilombola, o qual não tem o menor conhecimento. Destacam que não há visitas regulares à unidade escolar, por parte da dirigente, para tal avaliação. E que essa usou por diversas vezes no discurso as palavras “chão da escola”, sem conhecimento de fato do significado.

“Esperávamos na fala da professora, que diz nos representar a educadora, o reconhecimento pelo excelente trabalho que a escola Verena já desenvolveu e continua desenvolvendo, com o objetivo de implementar, gradativamente, as diretrizes curriculares quilombola”, destaca um trecho da Nota.

Os educadores ressaltam que aguardavam apoio, fomento e palavras motivacionais da equipe gestora, tanto da Seduc-MT (equipe gestora superior, registram) como DRE-Pontes e Lacerda, para avançarem e continuarem a prática. “Mas não foi o que ocorreu”, disseram.

As falas da gestora da DRE de Pontes e Lacerda foram ditas durante o Encontro de Mulheres Negras, ocorrido em 25 e 26 de julho, no município de Vila Bela.

Os profissionais da escola Verena, destacam como muito ofensivo, inclusive o fato de a educadora ter ressaltado que era preciso estudar mais história e se emponderar sobre a cultura quilombola. A EE Quilombola Verena Leite de Brito tem o selo Trabalhos Exitosos em Educação para Relações Etnorraciais, do Governo Federal, como reconhecimento dos trabalhos educacionais na cultura quilombola.

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, em Vila Bela, recebeu a nota, oficializada no sindicato, destacando a mesma indignação com a atitude da educadora. “Tem sido comum essas práticas no governo Mauro Mendes, principalmente pelas DRE’s. É comum esse distanciamento do “chão da escola”.

A subsede repudia e apoia os profissionais das escolas, e gostaríamos que houvesse respeito, em especial aos profissionais da Escola Estadual Verena Leite de Brito”, conclui a presidente do Sintep/Vila Bela, professora Ana Cristina Freires.

Confira a nota na íntegra