Dirigentes do Fórum Sindical vão ao Palácio Paiaguás em busca de audiência com governo

A realização de Concurso Público, pagamento integral da Revisão Geral Anual dos servidores e o confisco as aposentarias estão entre as prioridades na lista de reivindicações do Fórum Sindical.

Publicado: 14/06/2022 16:31 | Última modificação: 14/06/2022 16:31

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT

Os dirigentes do Fórum Sindical de Mato Grosso, entidade que reúne representantes de diversas categorias do funcionalismo público estadual, estiveram na manhã desta terça (14), no Palácio Paiaguás, em busca de uma agenda com o governo. Desde o início do ano, os sindicalistas tentam uma audiência junto ao Executivo para debater as pautas dos servidores que são comuns às categorias.

“Os servidores estão sempre em busca de diálogo para que possamos construir, de maneira coletiva e democrática, alternativas para as demandas existentes, no entanto, o governo Mauro Mendes segue sendo intransigente em não nos atender. Sequer conseguimos falar com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo. Essa falta de um debate franco mostra que os servidores são menosprezados e desvalorizados por essa gestão, que nunca nos recebeu”, disse Valdeir Pereira, um dos coordenadores do Fórum.

Sintep-MT
Deputada Janaína Riva e deputado Carlos Bezerra conversaram com sindicalistas na recepção do Palácio Paiaguás.

Entre as principais reivindicações dos servidores está o fim do confisco das aposentadorias, feito por meio da cobrança da alíquota de 14% na remuneração de aposentados e pensionistas. “Essa pauta demanda urgência, porque essa majoração da alíquota prejudicou justamente aqueles que recebem menos. O impacto foi grande e comprometeu de maneira muito grave o orçamento dessas famílias, colocando-as, inclusive, em situação de insegurança alimentar. Como a fome não espera, nós requeremos que essa cobrança abusiva seja revertida o quanto antes, para que esses servidores possam assegurar a compra de seus alimentos e remédios”, destacou Valdeir.

A realização de Concurso Público, pagamento integral da Revisão Geral Anual dos servidores também entre as prioridades na lista de reivindicações do Fórum Sindical.

Com o objetivo de intensificar a cobrança dessas pautas, o Fórum convocou uma grande mobilização dos servidores para o próximo dia 22 de junho, sendo que neste dia, muitas atividades terão paralisação. “Essa é uma forma de chamarmos atenção do poder público e da própria sociedade quanto aos problemas que enfrentamos hoje. Quando falamos de demandas dos servidores, é preciso compreender a extensão disso para toda a população e para todos os serviços, já que é o servidor que atende à população lá na ponta. Sendo assim, quando cobramos as nossas pautas, estamos também defendendo investimentos nos serviços públicos e mais qualidade para os cidadãos que utilizam desses atendimentos”, finalizou o sindicalista.