A luta sindical dos educadores de MT está em construção nas etapas municipais e regionais

Debates sobre a valorização profissional e os direitos à educação e a luta sindical estão em construção nas etapas municipais e regional do Congresso Estadual do Sintep-MT

Publicado: 01/08/2022 18:00 | Última modificação: 01/08/2022 18:00

Sintep-MT/Subsede Rondonópolis
Etapa municipal de Rondonópolis apresentou os encaminhamentos para o texto base que estabelece defesas para a educação pública no estado e no pais

A construção das defesas dos trabalhadores da educação pública a médio e longo prazo estão em construção nos debates municipais e regionais para o XVIII Congresso Estadual de Educação do Sintep-MT “Democracia, educação e trabalho: Esperançar por um projeto de Nação”. A plenária estadual acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, até lá, os profissionais da educação terão a oportunidade de colaborar com o projeto de Educação que defendem para o estado país.

Até o dia 7 de agosto ocorrem as etapas municipais, sendo que em alguns municípios iniciaram o calendário das etapas regionais.  “O debate nessas etapas são a possibilidade de vez e voz a todos os trabalhadores da educação. Ele constrói o que a categoria quer por direito e o direito à educação”, destaca a coordenadora do XVIII Congresso do Sintep-MT e secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Para a dirigente, o diálogo nesse momento é ainda mais oportuno, principalmente por ser realizado dentro de um ano eleitoral, em que é necessário trazer os candidatos ao governo, para assumirem, de fato, o compromisso com a educação.

“Um projeto de educação precisa ter compromisso, sensibilidade e respeito a diversidade e peculiaridades que temos no estado. O momento do Congresso é para que se olhe para essas particularidades e especificidades, de cada etapa e modalidade da educação. Precisamos nos organizar como categoria e trabalhadores da educação para resistir ao desmonte e resgatarmos o que é da educação por direito”, concluiu a dirigente estadual.

Leia mais: XVIII Congresso Estadual de Educação do Sintep-MT realiza etapas municipais

No último final de semana (30/07), a subsede do Sintep/Rondonópolis realizou o debate com os trabalhadores da educação no município. A atividade foi aberta com participação do palestrante convidado, professor Rubens Gomes Lacerda. Compuseram mesa a presidente da CUT-MT, Maria Celma Oliveira; o diretor regional do Sintep-MT, Bartolomeu Basili Belmonte; a deputada Federal por Mato Grosso, professora Rosa Neide.

Os desmontes que as políticas federal e estadual trouxeram para a educação pública do país e do estado. “A contribuição dos convidados serviu para elucidar os pontos abordados na proposta do texto base do XVIII Congresso, que trabalha justamente os retrocessos advindos desde para a Educação após 2016 ", relata a presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis, Antônia Aguiar.

Sintep-MT/subsede Rondonópolis
Trabalhadores da educação o municípios de Rondonópolis fazem discussão sobre as defesas das políticas educacionais e sindical

Enfrentamento

Tópicos como o financiamento da educação, a valorização profissional, as políticas de educação que trouxeram a mercantilização da educação, a militarização do ensino, a redução de conteúdo do Novo Ensino Médio, com foco na profissionalização com mão de obra barata para o mercado. As discussões tiveram como base as práticas e vivências dos profissionais e estudantes, além das perdas de direitos dos educadores.

Todas as temáticas estão no caderno do texto base do Congresso, que traz ainda as defesas sindicais para os próximos anos. Os debates nos municípios podem alterar parte ou o todo do que está apresentado. Por isso, a importância da participação e colaboração da categoria, nesse que será a defesa daquilo que querem ver implementado na luta sindical.

Acesse aqui os materiais do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT