Sintep-MT celebra 1º de Maio na tradicional Romaria dos Trabalhadores e atividade cultural

Reforma Trabalhista, Terceirização e Reforma da Aposentadoria estiveram entre as pautas de reivindicação

Publicado: 02/05/2024 18:55 | Última modificação: 02/05/2024 18:55

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT participa da caminhada do Dia do Trabalhador em Cuiabá

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participou no feriado de 1º de Maio da 32ª Romaria dos Trabalhadores que levou para a tradicional caminhada a bandeira "Por um Mato Grosso Mais Justo e Humano". A romaria saiu do entorno da caixa d'água, no bairro CPA 4 até a Comunidade São José, no bairro no 1º de março

O ato realizado pelos movimentos sociais com participação da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), o Centro de Educação e Direitos Humanos (CEDH-MT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e segmentos da igreja católica, levaram a bandeira da reflexão da classe trabalhadora por emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, valorização dos serviços e dos servidores públicos e aposentadoria digna.

Sintep-MT/Francisco Alves
A educação esteve na pauta da Romaria e ganhou voz na luta da classe trabalhadora

No caso do Sintep-MT soma-se a mobilização para que os filhos e filhas da classe trabalhadora tem educação de qualidade e nesse viés a Romaria cobrou o fim da Reforma do Ensino Médio. O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, esteve presente representando as lutas dos profissionais da educação. “Esse momento de descanso dado aos profissionais na data do dia do trabalhador é uma oportunidade para a reflexão, diante de tanto desgaste e pressão sofridas atualmente no chão das escolas”, destacou.

O Sintep-MT somou forças às demais entidades e movimentos sociais que saíram às ruas para reivindicar direitos à classe trabalhadora. “Nós da educação somos trabalhadores, somos força de trabalho é quem produz a mais valia. Precisamos estar nas ruas para dizer o basta ao massacre dos trabalhadores”, ressaltou a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges.

Sintep-MT/Edevaldo José
Leliane Borges, vice-presidenta do Sintep-MT na luta por mais representatividade de trabalhadores nos espaços de poder

A dirigente lembrou que mesmo diante de um governo federal progressista a disputa nos espaços de trabalho não está ganha. “Perdemos muitas das nossas conquistas e sofremos hoje uma disputa de forças no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, que não está fácil. Precisamos voltar para as ruas para avançar nas lutas por direitos que nos foram retirados como a Reforma Trabalhista, a Terceirização desenfreada, a Reforma da Previdência que trouxeram prejuízos para os trabalhadores”, ressaltou.

Celebração

Sintep-MT/ Francisco José
Música e diversão marcam noite de comemoração aos trabalhadores e trabalhadoras mato-grossenses

A festa do Dia do Trabalhador em Mato Grosso ganhou na edição de 2024 uma programação cultural com muito samba, na noite do dia 30 de abril, na Praça da Mandioca, em Cuiabá. O grupo de mulheres sambistas, o "Sasmininas", fez um espetáculo público, com muito samba raiz, que animou todos que passavam na região, podendo parar para curtir o espetáculo que celebrou a data histórica.

Confira mais fotos da Romaria e da atividade cultural